Nos Laboratórios Virtuais de
Aprendizagens os alunos interagem com representações virtuais que reproduzem o
ambiente de um laboratório real. Este tipo de aplicação é totalmente baseado em
simulações, dispondo somente de representações computacionais da realidade. Por
não haver uma limitação em termos de número de instrumentos disponíveis nesta
modalidade, não há necessariamente uma obrigatoriedade de autenticação por
parte do aluno, nem tampouco é necessária a reserva de horário para uso do
laboratório virtual, sendo este acessado a qualquer momento, sem maiores
restrições.
Os LVA consistem em
plataformas digitais oferecidas com o intuito de dar suporte à realização de
experiências sem a necessidade da presença do usuário em um determinado local,
tal como ocorre no contexto dos laboratórios reais.
Iowa (1999) argumenta que o
LVA não deve ser visto como um substituto do laboratório real, mas sim como uma
ferramenta complementar capaz de gerar novas oportunidades em situações comumente
dificultadas por questões financeiras, quando no contexto de uso dos
laboratórios reais.
AMARAL,
Érico M. H.; ÁVILA, Bárbara.; ZEDNIK, Herik; TAROUCO, Liane. Laboratório
Virtual de Aprendizagem: Uma Proposta Taxonômica. Instituto Federal
Sul-rio-grandense – Campus Santana do Livramento. V. 9 Nº 2, dezembro, 2011.
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