No ensino híbrido aprendemos
com o professor, com os colegas e aprendemos sozinhos, sendo de modo
intencional ou espontâneo. Todos nós aprendemos e ensinamos o tempo todo, tendo
um currículo mais flexível, que planeje o que é básico e fundamental para todos
e ao mesmo tempo, que seja personalizado no atendimento as necessidades dos
alunos.
Aprendemos mais e melhor
quando encontramos significado para aquilo que percebemos, somos e desejamos,
quando há alguma lógica nesse caminhar – no meio de inúmeras contradições e
incertezas – a qual ilumina nosso passado e presente, bem como orienta nosso
futuro.
O papel desempenhado pelo
professor e pelos alunos sofre alterações em relação à proposta de ensino
considerado tradicional, e as configurações das aulas favorecem momentos de
interação, colaboração e envolvimento com as tecnologias digitais. O ensino
híbrido configura-se com uma combinação metodológica que impacta na ação do
professor em situações de ensino e na ação dos estudantes em situações de
aprendizagem.
[...] para Bacich e Moran
(2018) e Bergmann e Sams (2018), quando se tem definidos os objetivos de
aprendizagem, é garantida a orientação e planejamento do acesso e entrega dos
materiais educacionais e digitais aliado ao desenvolvimento de atividades de aprendizagem
criativas e cativantes, a distância entre o ideal e o real da inversão diminui.
Portanto, é fundamental partir da organização e planejamento da SAI para que a
orientação provoque responsabilidade são sistematizar prazos das atividades
online como requisito a promoção da aprendizagem em sala de aula presencial
(SCHNEIDER et al., 2013).A prática pedagógica em uma inversão depende de um
plano estrutura do que, para Bergmann e Sams (2016, 2018),conjecture materiais
educacionais e digitais como vídeo aulas, leituras de textos e orientação às
atividades em laboratório estabelecidos e estruturados segundo os objetivos de
aprendizagem.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TRIVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
SANTOS, Weider Alberto Costa. Desenvolvimento da sala de aula invertida no ensino fundamental anos finais: um estudo de caso. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
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