Maturana e Yáñez (2009, p.
216) afirmam que "A cultura não predetermina o viver que se viverá, mas
quem cresce nela a incorpora, e sua corporalidade [corporificação] se
transforma de modo que, a menos que ante uma disjuntiva ele ou ela reflexione
sobre o que faz, escolhe sem escolher viver, o que o viver a cultura
implica". Assim, a manutenção da cultura existente, a transformação, o
desenvolvimento e/ou a recriação está relacionada ao grau de consciência dos
seres humanos em relação a si e ao outro, no sistema social ao qual pertencem.
Nesse contexto, Schlemmer,
Backes e La Rocca (2016), referem a sociedade intercultural e multicultural que
se desenvolve e, ao mesmo tempo, impulsiona o desenvolvimento de diferentes
tecnologias analógicas e digitais, de forma que, simultaneamente, podemos estar
interagindo num espaço analógico, presencial físico e num espaço digital
virtual, online; com objetos tanto analógicos, quanto digitais e desses
combinados, enfim, num contexto híbrido e multimodal.
O híbrido é compreendido a
partir de Latour (1994, 2012), enquanto constituído por múltiplas matrizes,
misturas de natureza e cultura, portanto a não separação entre cultura/natureza,
humano/não humano, etc. No contexto dessa pesquisa, o híbrido é compreendido
quanto à natureza dos espaços (geográfico e digital), quanto à presença (física
e digital), quanto às tecnologias (analógicas e digitais) e quanto à cultura
(pré-digital e digital).
De acordo com Schlemmer
(2014, 2015, 2016), por multimodal, entendem-se as distintas modalidades
educacionais imbricadas, ou seja, a modalidade presencial-física e modalidade
online e, sendo online, podendo combinar elementos de eletronic learning,
mobile learning, pervasive learning, ubíquos learning, immersive learning,
gamification learning e Game Based Learning.
Oi Gleber!! A temática desse PBL é bastante ampla e abrange diferentes conceitos. Obrigada pela sua contribuição!!
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