Conforme
Beck (2002, p.1 apud David A. Wiley, 2002), objetos de aprendizagem são:
“qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para o suporte ao ensino”.
A principal idéia dos objetos de aprendizagem é quebrar o conteúdo educacional
em pequenos pedaços que possam ser reutilizados em diferentes ambientes de
aprendizagem, em um espírito de programação orientada a objetos.
Objetos
de aprendizagem podem ser definidos como recursos digitais, que são usados,
reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de
aprendizado rico e flexível. Seu uso pode reduzir o tempo de desenvolvimento,
diminuir a necessidade de instrutores especialistas e os custos associados com
o desenvolvimento baseado em web.
Os
objetos de aprendizagem virtuais constituem uma nova forma de uso da tecnologia
em sala de aula, que com baixo custo, flexibilidade e adaptação ao trabalho que
se desenvolve. Qualquer docente poderá utilizar esses mecanismos para o desenvolvimento
do seu trabalho, já que os princípios da virtual literacy possibilitam a
interatividade e a usabilidade pedagógica do material.
JUNIOR, W. A.; BARROS, D. M. V. Objetos de aprendizagem virtuais:
material didático para a educação básica. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/006tcc1.pdf>. Acesso em: 27 de fevereiro de 2020.
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