quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

RECURSO EDUCACIONAL ABERTO (REA)




A definição mais simples do conceito de Recurso Educacional Aberto (REA, ou, em inglês, OER) é qualquer recurso educacional (incluindo mapas curriculares, materiais de cursos, livros didáticos, vídeos assistidos na Internet, aplicativos multimídia, podcasts e quaisquer outros materiais designados para uso no ensino e aprendizado) disponíveis abertamente para uso por educadores e alunos, sem a necessidade de pagar direitos autorais ou taxas de licença.
Aprendizado baseado em recursos não é sinônimo de educação a distância. O aprendizado baseado em recursos é a base para a transformação da cultura de ensino em todos os sistemas educacionais, de modo a possibilitar que esses sistemas ofereçam educação de melhor qualidade a um número significativamente maior de alunos. Muitos dos cursos e programas em todos os níveis educacionais incorporam o uso extensivo de recursos didáticos, pois os educadores se conscientizaram das limitações das estratégias de aulas expositivas na transmissão de informações aos alunos.
O motivo mais importante para a apropriação dos REA é que os materiais educacionais sob licenças abertas podem contribuir em muito para melhorar a qualidade e a eficácia da educação. Os desafios de implementar um maior acesso, somados à expansão contínua da infraestrutura de TIC nas instituições de ensino, indicam que é cada vez mais importante que elas apoiem, de maneira planejada e deliberada, o desenvolvimento e avanço dos currículos, dos planos de cursos e programas, o planejamento de sessões de contato com os alunos, o desenvolvimento de materiais de ensino e aprendizado de qualidade e a elaboração de atividades de avaliação eficazes, com o objetivo de melhorar o ambiente de ensino e aprendizado e, ao mesmo tempo, gerenciar o custo disso a partir do uso do aprendizado baseado em recursos.

Um Guia Básico sobre Recursos Educacionais Abertos (REA). Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/publications/basic_guide_oer_pt.pdf>. Acesso em: 27 de fevereiro de 2020.

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