A
definição mais simples do conceito de Recurso Educacional Aberto (REA, ou, em
inglês, OER) é qualquer recurso educacional (incluindo mapas curriculares,
materiais de cursos, livros didáticos, vídeos assistidos na Internet,
aplicativos multimídia, podcasts e quaisquer outros materiais designados para
uso no ensino e aprendizado) disponíveis abertamente para uso por educadores e
alunos, sem a necessidade de pagar direitos autorais ou taxas de licença.
Aprendizado
baseado em recursos não é sinônimo de educação a distância. O aprendizado
baseado em recursos é a base para a transformação da cultura de ensino em todos
os sistemas educacionais, de modo a possibilitar que esses sistemas ofereçam
educação de melhor qualidade a um número significativamente maior de alunos.
Muitos dos cursos e programas em todos os níveis educacionais incorporam o uso
extensivo de recursos didáticos, pois os educadores se conscientizaram das
limitações das estratégias de aulas expositivas na transmissão de informações
aos alunos.
O
motivo mais importante para a apropriação dos REA é que os materiais
educacionais sob licenças abertas podem contribuir em muito para melhorar a
qualidade e a eficácia da educação. Os desafios de implementar um maior acesso,
somados à expansão contínua da infraestrutura de TIC nas instituições de
ensino, indicam que é cada vez mais importante que elas apoiem, de maneira
planejada e deliberada, o desenvolvimento e avanço dos currículos, dos planos
de cursos e programas, o planejamento de sessões de contato com os alunos, o
desenvolvimento de materiais de ensino e aprendizado de qualidade e a elaboração
de atividades de avaliação eficazes, com o objetivo de melhorar o ambiente de
ensino e aprendizado e, ao mesmo tempo, gerenciar o custo disso a partir do uso
do aprendizado baseado em recursos.
Um Guia Básico sobre Recursos Educacionais Abertos (REA). Disponível em:
<http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/publications/basic_guide_oer_pt.pdf>. Acesso em: 27 de fevereiro de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário