terça-feira, 29 de outubro de 2019

JOGOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM




A aplicação de jogos digitais em propostas de ensino-aprendizagem é conhecida, em língua inglesa, como digital game-based learning (DGBL) (PRENSKY, 2007). Em língua portuguesa ainda não há um consenso sobre a terminologia, sendo uma alternativa: aprendizagem baseada em jogos digitais.
Jean Piaget, epistemólogo suíço, considerava as ações do homem como a base de todo comportamento humano. Para ele, ensinar supõe criar situações compatíveis com o nível de desenvolvimento da criança, que venham acompanhadas de ações e demonstrações integradas à prática pedagógica do professor. Quando pensamos em seus pressupostos relacionados ao uso de jogos digitais educacionais, estes nos remetem aos esquemas de assimilação que, segundo Piaget, a criança utiliza no seu desenvolvimento intelectual e o quanto os jogos trabalham na perspectiva de esquemas de assimilação para avançar nas etapas propostas pelo jogo. (Ribeiro, et.al., 2015, p, 6).
Lev Vygotsky, cientista bielorrusso, desenvolveu suas teorias a partir do pressuposto que o desenvolvimento cognitivo do ser humano não pode ser entendido sem as referências ao contexto social e cultural no qual o homem está inserido. A aprendizagem acontece mediada por fatores sociais, históricos e culturais, que convivem no espaço onde as relações de ensino e aprendizagem acontecem. A cultura digital na qual estamos imersos é um desses fatores apontados por Vygotsky, tendo os jogos digitais educacionais papel fundamental nas ações interacionistas que aproximam o estudante da escola, aqui entendida num sentido mais amplo. A criação de um jogo educacional que parte de um referencial interacionista, como a teoria defendida por Vygotsky, tem na essência de sua concepção bases didático pedagógicas que vão consolida-lo como ferramenta consistente de ensino e não apenas como mais um elemento usado para diversificação no aprendizado. (Ribeiro, et.al., 2015, p, 6)

RIBEIRO, Rafael João; JÚNIOR, Nelson Silva; FRASSON, Antonio Carlos; PILATTI, Luiz Alberto; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da. Teorias de Aprendizagem em Jogos Digitais Educacionais: um Panorama Brasileiro. CINTED-UFRGS. V. 13 Nº 1, julho, 2015.


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