[...]
as práticas pedagógicas não se sustentavam diante das dificuldades enfrentadas
pelos professores para levar avante uma ação interdisciplinar que partisse de
indagações e conhecimentos dos alunos até chegar à sistematização do
conhecimento. Desse modo, o que se sobressaía nesse trabalho eram os
conhecimentos sobre as tecnologias em uso, ou seja, as tecnologias passavam a
compor o currículo sem que houvesse uma efetiva integração às distintas áreas
de conhecimento. (ALMEIDA, 2010, p.3)
Algumas
universidades incluíram no currículo da formação inicial de professores disciplinas
destinadas ao estudo de informática na educação, que se desenvolviam segundo
uma vertente instrumental voltada ao domínio dos recursos do computador ou na
vertente teórica, centrada em estudos sobre tecnologias na vida, na sociedade e
na educação. Em qualquer vertente, a integração de tecnologias ao currículo
caracterizou-se pela adição de mais uma disciplina, mantendo a lógica do
isolamento disciplinar, como se as tecnologias não interferissem na produção e
socialização de conhecimentos de distintas áreas de estudos e na vida de
estudantes e docentes. (ALMEIDA, 2010, p.4)
O
desenvolvimento do currículo mediatizado pelas TIC pode fortalecer a concepção
de currículo centrado em conteúdos prescritos, por meio de métodos
instrucionais baseados na distribuição de materiais didáticos digitalizados, no
reforço da lógica disciplinar e na avaliação somativa acompanhada de feedback
automatizado. Por outro lado, as potencialidades da comunicação multidirecional
e multimodal, a representação do conhecimento por meio de distintas linguagens
e o desenvolvimento de produções em colaboração com pessoas situadas em
distintos tempos e lugares evidenciam possibilidades de superação da abordagem
alicerçada em princípios da organização industrial (PETERS, 1983) de produção
em massa, racionalização e divisão do trabalho. Assim, ao desenvolver o
currículo mediatizado pelas ferramentas da internet para a interação social, a
construção de conhecimentos e a aprendizagem colaborativa, fazendo uso de
materiais hipermidiáticos como apoio, criam-se possibilidades para a mudança na
concepção de currículo, as quais podem ser identificadas pelos registros
digitais das interações, permitindo reconhecer o currículo prescrito e o
currículo real desenvolvido na ação. (ALMEIDA, 2010, p.6)
ALMEIDA,
M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo.
Endipe, Belo Horizonte, 2010.
Gleber, a professora Beth Almeida, que você cita, nos alerta sobre a inclusão de disciplinas na formação dos professores para a formação para o uso das TIC.
ResponderExcluirEntretanto, ela mesmo afirma que este tipo de curricularização das TIC não foi e não é favorável a uma formação eficaz para a compreensão das TIC.
Na escola temos o laboratório de informática, que continua como um lugar isolado, onde os demais professores nem visitam... como você vê estas questões?