quarta-feira, 16 de outubro de 2019

WEB CURRÍCULO




[...] as práticas pedagógicas não se sustentavam diante das dificuldades enfrentadas pelos professores para levar avante uma ação interdisciplinar que partisse de indagações e conhecimentos dos alunos até chegar à sistematização do conhecimento. Desse modo, o que se sobressaía nesse trabalho eram os conhecimentos sobre as tecnologias em uso, ou seja, as tecnologias passavam a compor o currículo sem que houvesse uma efetiva integração às distintas áreas de conhecimento. (ALMEIDA, 2010, p.3)


Algumas universidades incluíram no currículo da formação inicial de professores disciplinas destinadas ao estudo de informática na educação, que se desenvolviam segundo uma vertente instrumental voltada ao domínio dos recursos do computador ou na vertente teórica, centrada em estudos sobre tecnologias na vida, na sociedade e na educação. Em qualquer vertente, a integração de tecnologias ao currículo caracterizou-se pela adição de mais uma disciplina, mantendo a lógica do isolamento disciplinar, como se as tecnologias não interferissem na produção e socialização de conhecimentos de distintas áreas de estudos e na vida de estudantes e docentes. (ALMEIDA, 2010, p.4)


O desenvolvimento do currículo mediatizado pelas TIC pode fortalecer a concepção de currículo centrado em conteúdos prescritos, por meio de métodos instrucionais baseados na distribuição de materiais didáticos digitalizados, no reforço da lógica disciplinar e na avaliação somativa acompanhada de feedback automatizado. Por outro lado, as potencialidades da comunicação multidirecional e multimodal, a representação do conhecimento por meio de distintas linguagens e o desenvolvimento de produções em colaboração com pessoas situadas em distintos tempos e lugares evidenciam possibilidades de superação da abordagem alicerçada em princípios da organização industrial (PETERS, 1983) de produção em massa, racionalização e divisão do trabalho. Assim, ao desenvolver o currículo mediatizado pelas ferramentas da internet para a interação social, a construção de conhecimentos e a aprendizagem colaborativa, fazendo uso de materiais hipermidiáticos como apoio, criam-se possibilidades para a mudança na concepção de currículo, as quais podem ser identificadas pelos registros digitais das interações, permitindo reconhecer o currículo prescrito e o currículo real desenvolvido na ação. (ALMEIDA, 2010, p.6)

ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Endipe, Belo Horizonte, 2010.

Um comentário:

  1. Gleber, a professora Beth Almeida, que você cita, nos alerta sobre a inclusão de disciplinas na formação dos professores para a formação para o uso das TIC.
    Entretanto, ela mesmo afirma que este tipo de curricularização das TIC não foi e não é favorável a uma formação eficaz para a compreensão das TIC.
    Na escola temos o laboratório de informática, que continua como um lugar isolado, onde os demais professores nem visitam... como você vê estas questões?

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