Metodologias são grandes
diretrizes que orientam os processos de ensino e aprendizagem e que se
concretizam em estratégias, abordagens e técnicas concretas, específicas e
diferenciadas.
Metodologias ativas são estratégias de ensino
centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem,
de forma flexível, interligada e híbrida. As metodologias ativas, no mundo
conectado e digital, expressam-se por meio de modelos de ensino híbridos, com
muitas possíveis combinações. A junção de metodologias ativas com modelos
flexíveis e híbridos traz contribuições importantes para o desenho de soluções
atuais para os aprendizes de hoje. (Bacich, Moran, 2018, p.25)
BACICH,
Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma
abordagem teórico-prática[recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018.
As
metodologias ativas têm o potencial de despertar a curiosidade, à medida que os
alunos se inserem na teorização e trazem elementos novos, ainda não
considerados nas aulas ou na própria perspectiva do professor. Quando acatadas
e analisadas as contribuições dos alunos, valorizando-as, são estimulados os
sentimentos de engajamento, percepção de competência e de pertencimento, além
da persistência nos estudos, entre outras. Com a intenção de fazer a
aproximação entre estes estudos voltados para a promoção da autonomia do aluno
e o potencial da área pedagógica na mesma direção, trazemos a seguir alguns
aspectos relacionados e algumas características das Metodologias Ativas.
(Berbel, 2011, p. 28).
O engajamento do aluno em relação a
novas aprendizagens, pela compreensão, pela escolha e pelo interesse, é
condição essencial para ampliar suas possibilidades de exercitar a liberdade e
a autonomia na tomada de decisões em diferentes momentos do processo que
vivencia, preparando-se para o exercício profissional futuro. (Berbel, 2011, p. 29).
Segundo
Paulo Freire (1996) uma defesa para as metodologias ativas, com sua afirmação
de que na educação de adultos, o que impulsiona a aprendizagem é a superação de
desafios, a resolução de problemas e a construção do conhecimento novo a partir
de conhecimentos e experiências prévias dos indivíduos. (Apud Berbel, 2011, p.
29).
Bastos
(2006) nos apresenta uma conceituação de Metodologias Ativas como “processos
interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais
ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema.” (Apud
Berbel, 2011, p. 29).
Mitri
et al. (2008) explicam que as metodologias ativas utilizam a problematização
como estratégia de ensino/aprendizagem, com o objetivo de alcançar e motivar o
discente, pois diante do problema, ele se detém, examina, reflete, relaciona a
sua história e passa a ressignificar suas descobertas. (Apud Berbel, 2011, p.
29).
BERBEL,
Neusi Aparecida Navas. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n.
1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
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