Segundo o
Dicionário Interativo da Educação Brasileira (2004), Robótica Educacional ou
Pedagógica é um termo utilizado para caracterizar ambientes de aprendizagem que
reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas,
motores e sensores controláveis por computador e softwares, permitindo
programar, de alguma forma, o funcionamento de modelos.
Maisonnette
(2002), utiliza o termo robótica educativa e o define como sendo o controle de
mecanismos eletroeletrônicos através de um computador, transformando-o em uma
máquina capaz de interagir com o meio ambiente e executar ações definidas por
um programa criado pelo programador a partir destas interações.
Segundo
Maisonette (2002), com a robótica educacional, o aluno passa a construir seu
conhecimento através de suas próprias observações e aquilo que é aprendido pelo
esforço próprio da criança tem muito mais significado para ela e se adapta às
suas estruturas mentais.
Além de
propiciar ao educando o conhecimento da tecnologia atual, Zilli (2002),
apresenta as seguintes competências que essa ferramenta pode desenvolver:
ü Raciocínio lógico;
ü Habilidades manuais e estéticas;
ü Relações interpessoais e
intrapessoais;
ü Utilização de conceitos aprendidos em
diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos;
ü Investigação e compreensão;
ü Representação e comunicação;
ü Trabalho com pesquisa;
ü Resolução de problemas por meio de
erros e acertos;
ü Aplicação das teorias formuladas a
atividades concretas;
ü Utilização da criatividade em
diferentes situações;
ü Capacidade crítica.
ZILLI, Silvana do Rocio. A Robótica Educacional
no Ensino Fundamental: Perspectiva e prática. UFSC, Florianópolis, 2004.
ROBÓTICA EDUCACIONAL - PERSPECTIVA E PRÁTICA
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