quarta-feira, 30 de outubro de 2019

ROBÓTICA EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICA



Segundo o Dicionário Interativo da Educação Brasileira (2004), Robótica Educacional ou Pedagógica é um termo utilizado para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares, permitindo programar, de alguma forma, o funcionamento de modelos.
Maisonnette (2002), utiliza o termo robótica educativa e o define como sendo o controle de mecanismos eletroeletrônicos através de um computador, transformando-o em uma máquina capaz de interagir com o meio ambiente e executar ações definidas por um programa criado pelo programador a partir destas interações.
Segundo Maisonette (2002), com a robótica educacional, o aluno passa a construir seu conhecimento através de suas próprias observações e aquilo que é aprendido pelo esforço próprio da criança tem muito mais significado para ela e se adapta às suas estruturas mentais.

Além de propiciar ao educando o conhecimento da tecnologia atual, Zilli (2002), apresenta as seguintes competências que essa ferramenta pode desenvolver:
ü  Raciocínio lógico;
ü  Habilidades manuais e estéticas;
ü  Relações interpessoais e intrapessoais;
ü  Utilização de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos;
ü  Investigação e compreensão;
ü  Representação e comunicação;
ü  Trabalho com pesquisa;
ü  Resolução de problemas por meio de erros e acertos;
ü  Aplicação das teorias formuladas a atividades concretas;
ü  Utilização da criatividade em diferentes situações;
ü  Capacidade crítica.

ZILLI, Silvana do Rocio. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectiva e prática. UFSC, Florianópolis, 2004.


ROBÓTICA EDUCACIONAL - PERSPECTIVA E PRÁTICA

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